Indicações: endometriose; mioma; obstrução das tubas uterinas; cisto de ovário; endometrioma; teratoma; dermoide; hidrossalpinge; laqueadura; prenhez ectópica; salpingectomia; salpingostomia.

O termo laparoscopia deriva do grego “Laparos”, que significa abdome. Logo, a laparoscopia seria uma referência a olhar dentro da cavidade abdominal.

Na medicina moderna, no entanto, o termo se refere à cirurgia ou ao exame pouco invasivo de maneira geral, feito com a ajuda de uma microcâmera e utilizando-se de pequenas incisões.

Estando o paciente internado e sob efeito de anestesia geral, o médico inicia o procedimento. Por meio da técnica, o cirurgião insere no paciente o laparoscópio, um cabo de fibra óptica por meio do qual ele poderá visualizar as estruturas internas do corpo humano. Em um outro pequeno corte, ele pode inserir outras ferramentas cirúrgicas, como o bisturi para realizar a cirurgia.

O médico se guiará pelas imagens trazidas pela câmera para conduzir a cirurgia. Para facilitar a movimentação dos materiais dentro do espaço abdominal, o profissional deve inserir dióxido de carbono para distender o ambiente interno do organismo, o que pode provocar um pouco de desconforto ao paciente no pós-operatório.

Quais as vantagens da laparoscopia em relação à cirurgia convencional?

Existem diversas vantagens da técnica menos invasiva sobre procedimentos tradicionais. Vejamos algumas delas:

1. Cortes menores

No procedimento laparoscópico, as incisões costumam ter até um centímetro ou um centímetro e meio e exigem entre um e dois pontos para serem fechadas, reduzindo a necessidade de curativos e facilitando a cicatrização.

2. Menor risco de infecção

Por evitar menor exposição de áreas internas a bactérias do centro cirúrgico e no cotidiano do pós-operatório, a laparoscopia reduz a chance de complicações por infecções.

3. Recuperação mais rápida

O paciente tende a se recuperar e a ter alta hospitalar mais rapidamente do que aqueles submetidos aos procedimentos convencionais.

4. Menos dor

Pacientes também costumam reportar menos dor depois de passar por um procedimento de laparoscopia possivelmente porque a técnica requer uma movimentação menor de tecidos e órgãos. Assim, precisam tomar menos medicação.

5. Pequenas cicatrizes

As cicatrizes deixadas pela cirurgia são diminutas, eventualmente imperceptíveis, e diminui-se a chance de aparecimento de queloides.