- Próstata
- Tireoide
- Mama
- Fígado
O QUE É BIÓPSIA GUIADA POR IMAGEM?
Uma biópsia guiada por imagem tem como objetivo fornecer informações de diagnóstico através da obtenção de uma amostra de tecido usando imagens para navegar até o local de interesse. O médico irá executar esse procedimento utilizando agulhas de corte especiais que estão disponíveis numa variedade de diâmetros e comprimentos. O tecido recolhido, normalmente, será examinado sob um microscópio por um patologista; também pode ser analisado por imunohistoquímica, imunofluorescência e estudo genético.
POR QUE FAZER ISSO?
Se você tem uma lesão e seu médico necessita de mais informações para fazer um diagnóstico, poderá ser encaminhado para uma biópsia guiada por imagem.
Há uma série de fatores que pode tornar o procedimento inadequado para você, incluindo se você tem um distúrbio de coagulação do sangue, se não houver uma rota segura para o médico acessar a lesão, ou se você já tenha sido diagnosticado utilizando outros procedimentos, tais como diagnóstico radiológico.
A taxa de sucesso do processo de biópsia pode variar, dependendo da localização da lesão e do tipo de agulha utilizada. Orientação de imagem é usada para confirmar que a agulha é colocada corretamente no interior da lesão e para ajudar a evitar complicações.